Educação Inclusiva: do que estamos falando?
Estamos estudando no Seminário de Educação Especial alguns textos nos remetem a refletir sobre a Educação Especial no contexto nacional e internacional. Trago aqui algumas idéias do texto "Educação Inclusiva:do que estamos falando?
Neste texto de Rosita Edler Carvalho a autora começa apresentando o termo inclusão educacional como valor, princípio, processo contínuo e permanente. Diz também que o termo é polissêmico, dando margem a muitas interpetações, as quais nem sempre correspondem ao que realmente deva ser inclusão educacional. Quando se fala de inclusão, está se falando de espaços e de sujeitos. Incluir onde e quem incluir?
Muitas vezes o termo inclusão vem carregado de moralismo e " a invocação moral e abstrata em favor da inclusão que engendra formas dissimuladas de exclusão" (Plaisance,2004, p.5). O discurso moralizante e apelativo traz contradições e acaba provocando a exclusão na inclusão, pois aceita-se o aluno com necessidades especiais na sala, mas não oferece nada que promova sua aprendizagem. Segundo a autora " a presença física por justaposição não garante a aprendizagem. Além da inserção física , é indispensável que todos os estudantes sejam beneficiados com a inclusão na aprendizageme com a inclusão social.
O texto diz também que precisamos pensar nas pessoas em situação de deficiência, não apenas aquelas classificadas por suas dificuldades físicas "clássicas" como surdez, cegueira, retardo mental...mas pessoas que por um motivo ou outro encontram-se em situação de deficiencia, isso inclui pessoas em condições econômicas e sociais adversas que podem bloquear seu pleno desenvolvimento por não terem acesso aos bens e serviços histórica e socialmemtne disponíveis.Essa clientela é, na verdade, uma considerável parcela da população.
Essas são algumas idéias do texto...se alguem leu também esse texto, poderia ir completando...
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