Especialização - UFRGS

Blog para relatar as atividades iniciais do Projeto de Aprendizagem.

My Photo
Name:
Location: Corneĺio Procópio, Paraná, Brazil

Sou formada em Letras e Pedagogia (UENP). Trabalho na rede pública Estadual do Paraná, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR) e Tecnologias na Educação (UFRGS) e Mestrado em Letras (ProfLetras) pela UENP/Cornélio Procópio.

Wednesday, October 04, 2006

Discutindo Projeto de Aprendizagem

Discussão a partir do texto: Conteúdos: Para quê? Por quê? Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa

Neste momento tenho feito muitas questões a respeito do nosso projeto e do nosso mapa. A questão fundamenta é que precisamos primeiramente responder a questões gerais sobre tempestades, sua consequências para depois nos atermos a questões mais locais, regionais. Temos muitas sugestões de trabalho apontadas pelos participantes do grupo....muitas coisas, mas acho que ainda não conseguimos entender o cerne da questão.


Como projeto de aprendizagem, posso falar por mim ( meu grupo somos apenas o Juliano e eu) estou construindo conhecimento a cada dia, mas com grande dificuldade de centrar, organizar e focar a questão.


Quanto ao texto " Conteúdos: Para quê? Por quê?" as autoras Beatriz e Iris destacam a quantidade de informação que são produzidas a cada momento e quais critérios poderíamos utilizar para dizer quais conteúdos são relevantes ou não para ser apresentados aos alunos.Muitos defendem que precisamos respeitar a sequência da grade curricular programática, pois sem isso os alunos estariam despreparados para continuarem seus estudos em níveis mais elevados ou entrarem no mercado de trabalho.Se isso fosse garantia de aprendizagem, como explicar então as “pérolas” que muitos alunos produzem nos vestibulares e exames, como o ENEM? Que sentido tem os contéudos escolares, da forma que são apresentados, para esses alunos?

Essa perpectiva que está posta no currículo oficial não é garantia de aprendizagem.

Numa perspectiva construtivista, podemos destacar:

  • Postura de abertura em relação às questões propostas pelos alunos.

  • Conteúdos: transmitir? Fazer fluir?

  • Ter propriedade na área do conhecimento específico para ajudar os alunos a trilharem na construção de seus próprios saberes

  • Qual o sentido de tudo o que se apresenta na escola? Faz sentido pra quem?

  • Quais as relações que se pode estabeleer entre nosso projeto de aprendizagem e as diversas áreas do conhecimento?

Diante de tantas questões, ainda vamos ficar muito tempo nos perguntando: Conteúdos: Para quê? Por quê?

1 Comments:

Blogger Joseane Piechnicki said...

Oi Helena!
Estou fazendo uma visitinha aos meus coleguinhas! :-)
Vejo que vc está a mil com as teorias de Piaget. Ve se vai "com tudo" pra Guarapuava, assim trocamos algumas idéias, ok?

bjos

5:07 PM  

Post a Comment

<< Home