Especialização - UFRGS

Blog para relatar as atividades iniciais do Projeto de Aprendizagem.

My Photo
Name:
Location: Corneĺio Procópio, Paraná, Brazil

Sou formada em Letras e Pedagogia (UENP). Trabalho na rede pública Estadual do Paraná, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR) e Tecnologias na Educação (UFRGS) e Mestrado em Letras (ProfLetras) pela UENP/Cornélio Procópio.

Thursday, November 23, 2006

Temporal no Paraná em 19/11/2006

As tempestades que ocorrem no Paraná derivam-se do choque entre as massas de ar frio que vêm do oceano Atlântico e se chocam com as massas de ar quente do nosso clima temperado. Essas ocorrências são mais frequentes a partir da primavera quando o clima começa a esquentar se prolongando por todo o verão e esse ciclo termina por volta de março. Uma questão antes não pensada, mas que teve relevância no projeto é o a aquecimento global que está acontecendo e elevando a temperatura do todo o planeta e de modo particular no Brasil. Esse fator é importante para entender as tempestades fortes ocorridas no estado, que podemos citar a do final de semana que teve um saldo de 4 mortes e grandes perdas materiais, conforme noticiado pela imprensa .Nesse período de maior propensão a catástrofes naturais a defesa civil está alerta, principalmente em áreas de riscos, onde a população - a maioria sem estrutura nas suas residências - necessita de assistência.
Muitas vezes vi esse tema de uma maneira romântica, fascinada pelas belas imagens que fotografava nestes dias, mas o temporal do fim da semana passada não foi nada disso para muitas famílias. Serviu para refletir um pouco sobre como vemos as coisas...de que ângulo observamos...
Caso queira saber mais veja esse vídeo da RPC sobre o temporal: http://tvparanaense.ondarpc.com.br/index.phtml?autostart=1&Video_ID=1943 Acesso em 21/11/2006

Thursday, November 09, 2006

Tempestades no Paraná!



O tema tempestades no Paraná abre muitas possibilidades de estudo.Podemos ir passando por várias áreas do conhecimento, visto que precisamos entender sobre clima, relevo, raios, chuvas, como se formam e por aí vai. Mas a face mais fascinante são as imagens que se podem gerar num temporal. Mas também muitas pessoas têm medo disso. Muitas vezes o medo nasce por uma experiência vista, ouvida ou mesmo assistida pelos meios de comunicação.