Especialização - UFRGS

Blog para relatar as atividades iniciais do Projeto de Aprendizagem.

My Photo
Name:
Location: Corneĺio Procópio, Paraná, Brazil

Sou formada em Letras e Pedagogia (UENP). Trabalho na rede pública Estadual do Paraná, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR) e Tecnologias na Educação (UFRGS) e Mestrado em Letras (ProfLetras) pela UENP/Cornélio Procópio.

Tuesday, August 29, 2006

Momento para atualizar!

Nesta semana estamos com um espaço de tempo reservado para colocar em dia nossas atividades do curso de Especialização. A primeira providência tem que ser a retomada do nosso projeto de aprendizagem na página do Pbwiki. Parece que estamos com o Juliano retornando e que nosso projeto pode sair do marasmo agora. Para isso marcamos um chat entre nós e nossa tutora Luciane que tem nos apoiado desde o início do curso.A semana já esta quase no meio e muita coisa ainda precisa ser feita e atualizada.
Que dureza!

Sunday, August 20, 2006

Educação a Distância: Estudo muito perto!

A Educação a distância tem uma característica interessante.Como não temos um momento específico para estudar, estudamos o tempo todo! Isso está acontecendo comigo neste início de curso de especialização.
Bem no começo fiquei meio pirada com tantos ambientes para entrar, ver as atividades....Estou mais adaptada agora.
Comecei a anotar na minha agenda as tarefas mais urgentes e vou fazendo por ordem de prioridade. Posso dizer que estou quase "zerando" minha agenda. O que ainda não terminei da semana foi a atividade do Proa 2 que está com um problema no link da minha turma. Já postei isso no Fórum e espero que as proviências sejam tomadas para que eu termine essa tarefa até amanhã.

Dizendo isso, posso agora e voltar para os meus, almoçar e beber uma cervejinha, porque ninguém é de ferro!

Tuesday, August 15, 2006

Proando de novo!

Hoje tive trabalhando no Projeto de aprendizagem sobre a ocorrência de tempestades no Paraná. Ainda estamos no processo de busca, leitura e postagem na wiki.
Estou perdando meu medo de postar minhas idéias, mesmo que elas pareçam simplistas. Estou partindo da idéia da Suzana, professora do Proa do Rio Grande do Sul que me disse que "uma das coisas que já aprendeu é que um blog, aos poucos, vai criando vida própria." Espero que o meu crie essa vida e fique bem forte de conteúdo como o dela. E conteúdo não vai faltar no PROA :) , ja me disse a Su!

Monday, August 14, 2006

Relatando o processo!

Hoje estou trabalhando meus Proas e tentando resgatar o Juliano que parece estar bem perdido no processo. Disse estar esperando e-mails das professoras para saber o que fazer.... .Ja pedi socorro pra Lu e agora vamos ver no que vai dar!

Friday, August 11, 2006

Atividade sobre aplicativos do curso!

Esta atividade consiste em relatarmos o que sabemos e o que não sabemos sobre os Aplicativos básicos (E-proinfo, Blog, Wiki, CmapTools e demais softwares) que estão sendo usados no decorrer do curso.
Tive alguma dificuldade de entender como se faz link entre o Blog e a página Wiki que criamos. Mas como somos em 4 cursistas na minha CRTE, fomos colaborando e aprendendo juntas. O mais legal é que terminei no prazo! Ufa!

Wednesday, August 09, 2006

Pensando demais!

Segundo minha tutora Luciane, precisamos ir agilizando as coisas. Acho essa ferramenta interessante, agil, interativa, mas sempre me esbarro com meu medo de me expor demais.
Estou agora num momento de busca de informacoes que venham ajudar a responder nossa questão no Projeto de aprendizagem. Para isso tenho umas sugestões de sites que vou relacionar aqui e que posteriormente vou deixar linkado no Blog.
Vamos ver como fica isso....

Relacionamos alguns sites que visitamos e que nos trazem informacoes sobre tempestades de uma maneira geral.

http://www.icess.ucsb.edu/gem/tempestades.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempestade
http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/tempestades/tempestade6.htm

Este site trata mais especificamente sobre problemas climáticos no Parana
http://www.google.com.br/search?q=Temporal+no+paran%C3%A1&hl=pt-BR&lr=&cr=countryBR&start=10&sa=N
Monografia Mudanças climáticas regionais observadas no estado do Paraná – celisa@simepar.br, guetter@simepar.br

Agora é só esperar e ver se estou no caminho certo...se é que existe um caminho... ou se este é construido no caminhar.... vamos ver!!