Especialização - UFRGS

Blog para relatar as atividades iniciais do Projeto de Aprendizagem.

My Photo
Name:
Location: Corneĺio Procópio, Paraná, Brazil

Sou formada em Letras e Pedagogia (UENP). Trabalho na rede pública Estadual do Paraná, com especialização em Educação de Jovens e Adultos (UFPR) e Tecnologias na Educação (UFRGS) e Mestrado em Letras (ProfLetras) pela UENP/Cornélio Procópio.

Saturday, July 29, 2006

PENSARES SOBRE APRENDER!

O conhecimento é um processo continuado e nunca temos certeza absoluta de nada, pois se assim fosse não teríamos possibilidade de avançar.
Todas as vezes que nossa certezas provisórias são colocadas em xeque ocorre em nós um processo de desiquilíbrio interno. Nesse momento, começamos a buscar uma solução para esse problema e um novo conhecimento passa a ser construido, expandido ou melhorado.
Precisamos ter claro que informação não é conhecimento em si. É apenas uma parte do processo para que se possa estabelecer relações, inferir,argumentar, demonstrar.O que interessa são as operações se fazem com essas informações, reestrurando as significações anteriores, produzindo diferenciações e integrando ao sistema as novos significados.

Thursday, July 13, 2006

REFLETINDO SOBRE METODOLOGIA!

Um fato que tem me chamado a atenção nesta semana de curso aqui em Curitiba é a medologia usada pelos nossos professores. Sob o comando da professora Suely Scherer e dos demais professores Eduardo e Orivaldo o grupo está desencadeando um processo reflexivo interessante.
Estamos desde o início da semana usando diversas ferramentas tecnológicas de forma natural e incorporada ao processo de construção de nosso projeto.
Pensamentos como estes: Por que usamos expressões "dentro" e "fora" da escola? Por que pensamos que o que acontece na escola é diferente do que existe em outro lugar?A escola não é composta por pessoas que estão em diferentes ambientes? Com diferentes níveis de interação? então como ficar pensando fragmantado dentro de disciplinas se o conhecimento extrapola esses limites?
Tantas questões pensadas, ruminadas que estão norteando esse nosso início de caminhada.Se existem respostas....precisamos ir em busca.

PROJETO DE APRENDIZAGEM:PRIMEIRAS IMPRESSÕES

A idéia de projeto sempre me pareceu natural na educação.Mas nestes dias estamos refletindo e vendo que esse modo de pensar projeto é uma maneira muito diferente.Um dos detalhes mais significativos é que esse projeto precisa nascer da necessidade do aluno.A escola sempre foi focada na pessoa do professor e pensar que as iniciativas partam dos alunos provoca uma mudança muito grande na maneira de organizar a escola e também em tudo o que pensamos ser currículo escolar.Esse novo modo de pensar a aprendizagem poderá vir a dar respostas aos grandes conflitos existentes entre professores e alunos.Será uma revolução e muitos embates terão que ser enfrentados.Mas vamos lá e que viva a revolução!

Tuesday, July 11, 2006

INICIANDO NOSSA CAMINHADA!

Estamos iniciando nosso curso com uma semana em Curitiba, onde podemos conhecer nossos parceiros e colaboradores.
O primeiro dia de curso foi de fundamental importância para podermos nos organizar em grupos e também para conhecer em linhas gerais toda a estrutura do Projeto.
Por falar em Projeto, essa palavra foi a mola propulsora no início do curso. Divididos em grupo de 4 pessoas tivemos que defini-la em 10 palavras.Depois tivemos que ver a produção de todos e escolher as mais repetidas pelo grupo.Tudo isso era colocada numa página colaborativa chamada WIKI.Muitas discussões e reflexões foram surgindo e terminamos o processo constuindo um Mapa Conceitual que posteriormente foi apresentado ao grande grupo que fez as devidas observações.
Foi uma prática de reflexão coletiva onde cada participante pode experienciar o que é pensar, repensar, dispensar idéias..... Processo um tanto difícil, pois muitas vezes precisamos nos esvair daquilo que estamos pensando, acatar o pensamento do outro para que se construa um novo conhecimento!!

Mas "tudo vale a pena se a alma não é pequena", como dizia o bom lusitano Fernando Pessoa!

APRESENTAÇÃO

Sou Helena, moro em Cornélio Procópio,Paraná. Trabalho com Tecnologia da Informação e Comunicação na Coordenação Regional de Tecnologia na Educação.
Sou formada em Letras Anglo-Portuguesas e Pedagogia.Nos últimos anos tenho trabalhado mais na área de Língua Inglesa e tecnologia.
Tenho 3 filhos ( duas adolescentes e um menino de 7 anos) que me fazem viver em processo de constante mudanças.

Adoro conhecer pessoas e lugares diferentes. Meu sonho é conhecer a Europa, de forma especial a Inglaterra e a Itália. Para isso estou projetando uma viagem para 2008!
Estou esperando bastante desse novo processo de aprendizagem que é esse curso de especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem e feliz de partilhar tudo isso com nossos professores do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul.